terça-feira, 5 de julho de 2011

Segurança Social

Hoje à tarde fui à Segurança Social apresentar o requerimento para o abono pré-natal.
Depois de fazermos as contas em casa, vimos que ainda somos abrangidos e como tal resolvemos pedi-lo.

Chego lá, um calor abrasador. Imensa gente sentada e a fazer dos impressos abanicos.
Tiro a senha, e sou o nº 37. Estava no 29, pensei para mim que talvez o meu fosse o 37 da série a seguir. Mas não. Aquela gente toda é para outros balcões.

Sento-me à espera, passam duas senhoras que me dizem que por ser grávida tenho prioridade e que escuso de estar à espera.
Mas como só estavam 6 pessoas à minha frente, nem me meti nisso. Até porque quem estava por lá, também apresentava uma barriguinha.

Quando começo a reparar na lentidão do atendimento, percebo o porquê de tanta demora no atendimento da Segurança Social.
Ao contrário do que eu fiz, aquelas pessoas não se informam sobre nada. Parece mesmo que vão para lá para pedir e logo vêem o que lhes dizem.
O atendimento é demorado, porque ainda têm de preencher os impressos e depois sair para ir tirar fotocópias e depois voltar e tentarem meter-se entre quem está a ser atendido.
Quando saem, ainda vêm a reclamar porque "nem uma fotocópia são capazes de tirar. E pagamos nós impostos para isto!"
Ora eu pago impostos para que o estado funcione e não para que sirva de centro de cópias.

Estive à espera cerca de 30 minutos. Nem foi muito mau, estava à espera de pior. E quando comecei a ser atendida, passado dois minutos já estava despachada.
Sim, esta menina faz o trabalho de casa e procura a informação antes de se meter em repartições e balcões de atendimento.

E à saída ainda levei com olhares de desdém de quem estava à espera, isto porque mantive sempre um sorriso e pelos vistos tenho uma expressão animada.

Agora é aguardar que o requerimento seja deferido.

2 comentários:

  1. Olá, encontrei por acaso o teu blogue e gostei.
    Parabéns pelo bebé que esperas. Vou acompanhar o teu blogue.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Obrigada!
    Já dei um salto ao teu e vou acompanhar a tua estrada.
    Parece que em certos pontos é bem semelhante à minha.

    Beijocas!

    ResponderEliminar